top of page
Buscar

Quais são as funções do menisco

  • Foto do escritor: Daniel Hidalgo
    Daniel Hidalgo
  • 20 de ago.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 24 de ago.

Os meniscos são estruturas fundamentais dentro do joelho, apesar do seu tamanho relativamente pequeno. Eles são duas fibrocartilagens em formato de “C” localizadas entre o fêmur (osso da coxa) e a tíbia (osso da perna). Cada joelho possui dois meniscos: o menisco medial (na parte interna) e o menisco lateral (na parte externa).


Anatomia do joelho.

Muitas vezes chamados de "amortecedores naturais do joelho", os meniscos desempenham diversas funções essenciais para a saúde da articulação:


Distribuição de carga


Quando andamos, corremos ou praticamos esportes, as forças transmitidas do fêmur para a tíbia são muito intensas. O menisco atua como um amortecedor que distribui essa carga por uma área maior, evitando que todo o peso fique concentrado em um ponto específico da cartilagem.

Se lembrarmos daquela fórmula de pressão que aprendemos na escola, conseguimos entender um pouco melhor essa situação.


Quadro negro com a fórmula do cálculo da pressão.

A fórmula acima mostra que a pressão exercida em uma determinada área é igual à força dividida pela área. Assim, quanto menor a área sobre a qual a força é aplicada, maior é a pressão. Como os meniscos aumentam a superfície de contato entre o fêmur e a tíbia, quando eles são retirados, a pressão naquela área tende a aumentar, o que pode causar um desgaste da cartilagem com o passar do tempo.



Absorção de impacto


Assim como um amortecedor em um carro, os meniscos absorvem parte do impacto gerado pelos movimentos, função exercida pela distribuição das fibras de colágeno, principalmente do tipo I. Esse papel é especialmente importante em atividades de alta intensidade, como corrida, futebol, basquete ou esportes de neve.



Estabilidade do joelho


Os meniscos contribuem para a estabilização da articulação, principalmente o medial, localizado na parte de dentro da articulacão, que é menos móvel. Eles melhoram a congruência articular, ajudando a dar mais estabilidade, principalmente em movimentos de rotação e mudança de direção.



Lubrificação e nutrição da cartilagem


Os meniscos ajudam a distribuir o líquido sinovial dentro da articulação, um fluido que nutre e protege a cartilagem. Essa função é essencial para manter a cartilagem saudável ao longo dos anos.



Propriocepção


Dentro dos meniscos existem receptores nervosos que informam o cérebro sobre a posição do corpo no espaço e o sobre os movimentos do joelho. Esse mecanismo, chamado de propriocepção, é fundamental para o equilíbrio e coordenação motora.



Conclusão


Os meniscos têm importantes funções dentro da articulação do joelho e o entendimento destas funções é essencial para a definição do melhor tratamento para os pacientes com lesões nessas estruturas.


Se você suspeita que possa ter uma lesão do menisco agende uma consulta com um ortopedista.



Saiba mais


O joelho apos a retirada do menisco.

 
 
 

Comentários


bottom of page